top of page

Portugal e o 4-4-2 - Notas

Portugal apresentou-se neste 2 jogos amigáveis, num 4-4-2 clássico. O sistema da moda, do ponto de vista defensivo, pode encaixar bem na Seleção.

Com Ronaldo de fora das missões defensivas, algo que terá de mudar, mesmo neste sistema, a seleção encontra assim, ferramentas para controlar a largura e, baixando o bloco, torna-se eficaz em transição ofensiva.

O 4-4-2 clássico dificulta o pressing vertical mas a ideia é controlar os espaços à largura, compactando a equipa em zonas mais baixas. Orientar a pressão para os corredores e, aí, criar superioridade de forma a recuperar.

Ofensivamente há muito a melhorar. Existe intenção nos posicionamentos e nas escolhas dos médios alas, de forma a garantir opções interiores. No entanto, é necessário trabalhar arduamente para que esta equipa se desligue do vício de cruzar. Os posicionamentos, assim como os jogadores, podem permitir jogo interior mas é necessário criar rotinas e princípios de qualidade para que isso aconteça.

Fundamental o trabalho dos avançados neste sistema. Fechar a entrada pelo corredor central e orientar, desde logo, para os corredores. É preciso coordenação e inteligência.

Importante que os médios centro se coordenem, de forma a não serem ambos ultrapassados com um único passe.

Cédric arrastado para espaços que expõem a equipa. A melhorar, obviamente.

Bruno Fidalgo

A missão do código Futebolístico: 

 

A paixão pelo jogo guiou-me pelos caminhos da partilha de pensamentos e ideias. 

 

O treino, a análise...tudo ligado, um único objetivo: 

 

Viver o futebol. 

 

 

Bruno Fidalgo

 

bottom of page