Conhecer o jogo - vontade de aprender
- codigofutebolistico
- 8 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

"Siempre estaré orgulloso de haber estado junto a Pep y haber aprendido tanto com él y con el Bayern. Ahora mismo, lo que necesito es aprender y aprender. Aprender siempre ya todas horas."
Hojbjerg, jovem jogador treinado por Pep Guardiola.
Não gosto de ouvir dizer que o futebol é simples. Soa-me a uma desvalorização que não aceito.
O futebol não é simples. Não adianta queremos simplificar algo, apenas porque não o conseguimos explicar. O futebol é um desporto complexo e para o entender são precisas muitas horas de reflexão e estudo.
Falo do que vejo e atrevo-me a generalizar: existem enúmeros jogadores mais velhos que desconhecem o jogo e os mais jovens não sentem vontade de o conhecer.
No fundo, a maioria dos futebolistas desconhece os poderes dos quais podem usufruir se entendessem a modalidade.
Isto é grave e tem consequências. O salto qualitativo que um jogador pode dar, ao dedicar-se à compreensão do jogo, é enorme.
A frase é "batida" mas faz tanto sentido que não tinha como não a colocar. "Ninguém sente necessidade daquilo que desconhece". É isto.
Os mais velhos, muitos deles, vivem num mundo de vícios futebolísticos e dificilmente mudam. Os mais novos, como não são aconselhados a tal, julgam que isto de perceber o jogo, é só teoria sem valor.
Claro que nós, treinadores, temos de transmitir paixão no ensinamento e valorizar o treino. Mas não é fácil encontrar miúdos com vontade de aprender.
Por isso é que aprecio aqueles que leem, informam-se e estudam para serem melhores. Aqueles que, sujeitos a um exercício novo, te respondem com o brilho nos olhos que transparece a felicidade de quem quer mais. Querem aprender e têm sede de informações que os façam crescer.
É nesses que acredito, naqueles que deixam de ouvir o vento e a chuva para se concentrarem no feedback que tanto anseiam.
Isto não é para todos. É cada vez mais para os que estão disponíveis para aprender. Queres jogar melhor? Tens de decidir melhor! Tens de saber mais sobre o que fazes.
No final do treino, deixa de lado as flexões e os sprints extra....vai ler algo, vai ver um jogo...pensa futebol.
É o quanto queres aprender, que fará diferença naquilo que poderás ser.
Bruno Fidalgo
留言