Carta a um futebolista
- codigofutebolistico
- 3 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

"Tenho de admitir que em 5 meses no Bayern já aprendi mais do que nos 5 anos que estive na Ucrânia"
Douglas Costas
Esta é para ti futebolista.
Para ti que valorizas a vitória mais do que o prazer que retiras do jogo, para ti que não dás espaço aos erros, aos desaires e à lentidão de um processo que é...forçosamente demorado.
Queres ganhar e desfrutar da taça, dos festejos e da admiração alheia. Queres uma Irina ao chegar a casa e um Lamborghini na garagem. Queres golos, queres 3 pontos, queres vitórias.
E tudo isto é pouco? É insuficiente? Perguntas tu.
É. É, porque não pode ser duradouro. Não podes alimentar um desejo com base no que ganhas. Não chega.
Tem de existir paixão, tens de amar o que fazes. Tens de querer ser melhor, conhecer melhor aquilo em que és realmente bom. Tens de querer aprender, todos os dias. Todos os dias mais.
Tens de proteger e valorizar quem te ensina, quem te guia e te exige mais. Valoriza quem te faz descobrir um mundo novo, aquele que julgavas dominar. Valoriza quem te propõem coisas desafiantes, metas inovadoras...valoriza quem trata bem o jogo.
Deixa de ser casmurro e pára de dizer que só queres ganhar. Protege quem te faz crescer. Quem te deixa ter bola, quem te quer ver atacar mais! Protege os audazes e os capazes, os jovens e os velhos...aqueles que têm ideias para ti...e para te tornar melhor.
Não deixes que te digam que a tua melhor caracteristica é seres lutador...não deixes que te tratem como um atleta. Valoriza-te!!!
(...)
Imagina que podias escolher. Com quem gostarias de trabalhar?
Eu não pensava duas vezes...Pep Guardiola... para sempre! Mas eu não sou futebolista...
Bruno Fidalgo