Ò Gonçalo, inventa sf!
- codigofutebolistico
- 10 de nov. de 2015
- 1 min de leitura

"Rui Vitória disse-me para não inventar"
Gonçalo Guedes
Na conferência de imprensa que marca a sua estreia na convocatória da Seleção A, o jovem jogador revelou alguns conselhos do seu treinador.
É óbvio que desconhecemos o conteúdo da conversa. Desconhecemos o que Rui Vitória pretendia dizer com o suposto "não inventes". Ainda assim, sabemos que são estas as palavras que muitos jovens futebolistas ouvem em momentos importantes.
Pegamos neste exemplo e partimos para o que mais interessa.
Passamos horas a discutir a falta do futebol de rua, a falta de jogadores criativos e destemidos, atrevidos e diferentes.
Queremos personalidade e caráter espelhados num futebol diferente.
Queremos dar-lhes oportunidades mas não queremos que errem. Queremos ver coisas novas, originais e criativas mas não queremos que eles inventem.
Não dá.
Estamos fartos dos normais, dos certinhos, dos que não arriscam. Estamos fartos que limitem e amedrontem quem tem talento e irreverência.
Libertem os jovens craques! Deixem-nos errar, criar e inventar.
Estaremos cá para os corrigir, nunca para os proibir.
Acredito que cada passe de génio, cada drible inovador tem um passado. Um passado marcado por erros e tentativas falhadas, muita presistência e alguns conselhos certeiros. Conselhos que incentivem, que não julguem e proíbam a ação, apenas pelo seu resultado.
Nós ficamos à espera que o Gonçalo invente algo, só assim valerá a pena.
Bruno Fidalgo