top of page

Montero - Modelo de jogo do jogador


Tem sido um dos temas mais falados entre as hostes leoninas: Fredy Montero.

O colombiano, chegou ao Sporting com a veia goleadora apurada e acabou por iludir os adeptos.

Montero não é um goleador, pelo menos, não pode ser essa a sua principal função dentro de campo.

Quem pensa futebol, facilmente, apaixona-se por Montero. Craque na receção, no baixar entre-linhas, na relação que estabelece com os colegas... técnica apurada que faz com que o jogo fluía e a ligação com o ataque seja sempre tão fácil.

Montero é inteligente, percebe os momentos e tem qualidade para resolver problemas em pouco espaço.

A questão é que faz poucos golos...

Os adeptos torcem o nariz...um ponta de lança está lá é para fazer golos!

Primeiro: Montero não é um ponta de lança, é uma avançado centro de enorme qualidade. Mas nem que fosse ponta de lança, essa ideia estaria certa.

Tudo depende do Modelo! Do modelo de jogo do treinador para os seus jogadores!

Olhemos, por exemplo, para o Real Madrid. Neste momento da época, com Benzema lesionado, Ronaldo tem maior dificuldade em encontrar espaços para finalizar. E o Chicharrito faz golos!

Seria melhor para o Real jogar com Benzema, mesmo que este não fizesse golos, ou com um Chicharrito goleador? Eu não tenho dúvidas...com Benzema!

Esta questão pode parecer de díficil compreensão mas não é! Lembram-se da história, de Jorge Jesus, do bom jogador? Aquele que joga bem e põe os outros a jogar?

É isso. Montero é um bom jogador, que joga bem e põe os outros a jogar. Slimani, joga bem mas ele...sozinho.

Agora falta enquadrar a questão no Modelo! No Sporting, quem joga naquela posição, precisa de fazer golos, porquê? Porque são inúmeros os cruzamentos e as situações que exigem presença fixa na área de um goleador, alguém que não fuja tanto das zonas de finalização, como Montero faz.

É preciso poderio nos duelos e capacidade física nas alturas.

E é aqui, que me distancio daqueles que defendem que devia jogar Montero. Não concordo. Slimani é fundamental neste modelo do Sporting! Podemos não gostar das ideias, da proposta e do modelo, mas temos de entender aquilo de que ele necessita.

Não é Montero que é mau, é o modelo à volta de Montero que não o rentabiliza. Marco Silva já tentou jogar com os 2 jogadores, mas aí, surgiram outros problemas.

Para o ano, se ficar, o treinador terá de modelar uma ideia que enquadre corretamente Fredy Montero. É um craque e o Sporting bem precisa.

Fonte da imagem: zerozero.com

Bruno Fidalgo

A missão do código Futebolístico: 

 

A paixão pelo jogo guiou-me pelos caminhos da partilha de pensamentos e ideias. 

 

O treino, a análise...tudo ligado, um único objetivo: 

 

Viver o futebol. 

 

 

Bruno Fidalgo

 

bottom of page