Rayo Vallecano - Apontamentos defensivos
Na esperança de ver um jogo diferente em Camp Nou, fui observar, o tão elogiado, Rayo Vallecano de Paco Jémez.
De facto, este Rayo é uma equipa diferente. Uma equipa que se apresenta em casa do Barcelona para ter bola, assumir o jogo desde trás, pressionar a toda a profundidade, deixando a linha defensiva em cima do meio campo, só pode ser uma equipa peculiar.
Nesta famosa entrevista, Paco Jémez, explica-nos um pouco da sua ideologia. http://deportes.elpais.com/deportes/2014/11/07/actualidad/1415385674_985045.html
A vontade da equipa é passar o jogo em organização ofensiva. Defender pouco tempo para poder atacar mais, ter bola para não ser atacado...defender atacando. Fantástico! Mas não chega...
Neste jogo, o que o Rayo fez em Organização Defensiva é mau....tão mau, que detriora a qualidade da transição ofensiva e, logicamente, a sua boa ideia para o momento ofensivo.
Isto, esta qualidade, esta ideia...não merecem os comportamentos defensivos que vi no jogo de domingo.
Esta postura nas equipas "pequenas" é uma pedrada no charco e dou-lhe valor. Aplaudo que se pense primeiramente o jogo de forma ofensiva, aplaudo que se tente ganhar mais do que não perder mas o jogo é um todo.
A questão que coloco, é se esta equipa perderia assim tanto ofensivamente, de modo a ter outro tipo de comportamentos nas fases defensivas? Se não poderia arriscar da mesma forma, mas com mais organização?
O Rayo é a equipa que mais golos sofridos tem na presente edição da "La Liga", são 49!
Bruno Fidalgo