Desenvolver o jogo - Pep Guardiola
«Guardiola é capaz de te ligar às três horas da manhã para falar da tática para o jogo. Conseguiu tornar o nosso jogo mais flexível, adotando vários sistemas durante uma só partida. Assim, conseguimos ser uma equipa mais imprevisível» Arjen Robben
O futuro do futebol passará, também, por aqui, pela constante variação de sistemas, de dinâmicas que alternem facilmente a estrutura. Vários sistemas, plasticidade estrutural que, certamente, trará maior imprevisibilidade.
Guardiola é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores pensadores do jogo, pelo menos, na forma como tem posto as suas ideias em prática. As suas inovações, obrigam-nos evoluir, desafiam-nos, para que possamos compreender melhor as suas convicções.
Para que isto seja possivel, é necessário que os jogadores entendam o jogo, os diferentes contextos que surgem para que se possam adaptar às exigências pedidas.
É esse o papel do treinador, fazer dos jogadores uns conhecedores do jogo, fazer com que o interpretem e sejam capaz de resolver, os problemas que ele lhes põe.
A urgência de operacionalizar bem, no futebol atual, aumenta, a cada dia que passa.
Daqui a uns anos, quando comprarmos os livros que relatam as evoluções táticas do jogo, que falam dos homens mais marcantes no futebol, não dúvido, Guardiola, ocupará o seu merecido capítulo.
Bruno Fidalgo